terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Usando computador como antena wireless para Xbox 360 && Xbox Live Review - Parte I

Parte I
Estive testando o serviço Xbox Live esse último mês. Neste artigo, primeiramente vou mostrar como você pode utilizar um computador (notebook, por exemplo) com Windows para ligar seu Xbox 360 via wireless sem ter que comprar o adaptador da Microsoft. Logo em seguida, vou relatar alguns dados sobre conectividade e jogabilidade que, na minha opinião, são incríveis.

Usando um computador como antena wireless para Xbox

Segue a explicação para computadores com Windows XP (que acho que deve ser a maior parte dos interessados). Para os que tiverem computadores com Linux em mãos, a idéia é a mesma, em caso de dúvida deixe comentário. Esse procedimento não deve mudar muito para o Windows Vista/7.

Se você tem um computador que está conectado via Wireless e que tem uma conexão ethernet, basta arranjar um cabo ethernet e conectar o Xbox 360 ao computador. Agora você precisará informar ao Windows que você gostaria de repassar a conexão da internet do dispositivo sem fio para seus outros dispositivos. Vá para Painel de Controle/Conexões de Rede e clique duas vezes em "Conexão de rede sem fio". Selecione a aba "Avançado" e clique em "Permitir que outro usuário de rede se conecte pela conexão deste computador à Internet". Se você tiver mais dispositivos de rede (Virtual Box, por exemplo), basta selecionar a porta ethernet que você usará com o Xbox.

Você vai precisar configurar uma pequena rede local para que o computador veja o Xbox e vice versa. Isso é extremamente simples e, caso você tenha mais de um computador em casa e não sabe configurar LANs, talvez seja uma boa hora para começar a por em prática como se faz uma rede local.

Vamos começar com o computador. Vá novamente nas Conexões de Rede. Clique duas vezes no dispositivo em que você conectou seu Xbox, selecione "Protocolo TCP/IP" e clique em "Propriedades". Selecione "Usar o seguinte endereço IP" e informe os seguintes valores:

Endereço IP: 192.168.137.1
Máscara de subrede: 255.255.255.0

Não forneça nenhum gateway: este computador será o gateway desta rede que acabamos de criar. Quando você vai criar redes entre computadores com conexões físicas, você pode utilizar IP's como 192.168.0.*; mas o Windows recomendará, nesse nosso caso, que você utilize 192.168.137.* por se você estar desviando a conexão de um dispositivo wireless para um wired.

Por completeza, é extremamente comum que se utilize IP's como 192.168.*.* (classe C) para definir redes locais porque esses IP's são reservados para isso. Como a máscara de rede costuma ser 255.255.255.0, você pode definir milhares de redes, cada uma com até 254 computadores conectados simultaneamente. Mais especificamente, 192.168.0.* é reservado para intranets.

Agora está na hora de colocar o Xbox 360 nesta mesma rede. Ligue o console, vá em Configurações de Sistema / Configurações de Rede/ Configurar Rede. Temos que configurar o IP e o DNS manualmente, muito embora exista grandes chances de funcionar sem a necessidade de configurar o DNS manualmente. Vá em "Configurações de IP" e selecione a opção "Manual". Preencha os campos com os seguintes valores:

Endereço IP: 192.168.137.2
Máscara de subrede: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.137.1

Feito isso, você pode tentar configurar (ou não) seu DNS de modo análogo, basta verificar qual é o DNS que você utiliza. Caso contrário, utilize o OpenDNS. Basta se cadastrar aqui para obter o enderço DNS deles (eu mesmo estou utilizando este serviço e vou, em seguida, comentar sobre a qualidade de minha conexão).

Feito, isso, peça para testar a conexão. Deve estar tudo funcionando. Caso não funcione, comente. Se quiser realmente ajuda, anexe ao comentário o diagnóstico do Xbox ao falhar.

Xbox Live Review

Você pode ler o Review na Parte II deste post. Eu dividi desta forma para não tornar o texto grande demais.





16 comentários: