terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Usando computador como antena wireless para Xbox 360 && Xbox Live Review - Parte I

Parte I
Estive testando o serviço Xbox Live esse último mês. Neste artigo, primeiramente vou mostrar como você pode utilizar um computador (notebook, por exemplo) com Windows para ligar seu Xbox 360 via wireless sem ter que comprar o adaptador da Microsoft. Logo em seguida, vou relatar alguns dados sobre conectividade e jogabilidade que, na minha opinião, são incríveis.

Usando um computador como antena wireless para Xbox

Segue a explicação para computadores com Windows XP (que acho que deve ser a maior parte dos interessados). Para os que tiverem computadores com Linux em mãos, a idéia é a mesma, em caso de dúvida deixe comentário. Esse procedimento não deve mudar muito para o Windows Vista/7.

Se você tem um computador que está conectado via Wireless e que tem uma conexão ethernet, basta arranjar um cabo ethernet e conectar o Xbox 360 ao computador. Agora você precisará informar ao Windows que você gostaria de repassar a conexão da internet do dispositivo sem fio para seus outros dispositivos. Vá para Painel de Controle/Conexões de Rede e clique duas vezes em "Conexão de rede sem fio". Selecione a aba "Avançado" e clique em "Permitir que outro usuário de rede se conecte pela conexão deste computador à Internet". Se você tiver mais dispositivos de rede (Virtual Box, por exemplo), basta selecionar a porta ethernet que você usará com o Xbox.

Você vai precisar configurar uma pequena rede local para que o computador veja o Xbox e vice versa. Isso é extremamente simples e, caso você tenha mais de um computador em casa e não sabe configurar LANs, talvez seja uma boa hora para começar a por em prática como se faz uma rede local.

Vamos começar com o computador. Vá novamente nas Conexões de Rede. Clique duas vezes no dispositivo em que você conectou seu Xbox, selecione "Protocolo TCP/IP" e clique em "Propriedades". Selecione "Usar o seguinte endereço IP" e informe os seguintes valores:

Endereço IP: 192.168.137.1
Máscara de subrede: 255.255.255.0

Não forneça nenhum gateway: este computador será o gateway desta rede que acabamos de criar. Quando você vai criar redes entre computadores com conexões físicas, você pode utilizar IP's como 192.168.0.*; mas o Windows recomendará, nesse nosso caso, que você utilize 192.168.137.* por se você estar desviando a conexão de um dispositivo wireless para um wired.

Por completeza, é extremamente comum que se utilize IP's como 192.168.*.* (classe C) para definir redes locais porque esses IP's são reservados para isso. Como a máscara de rede costuma ser 255.255.255.0, você pode definir milhares de redes, cada uma com até 254 computadores conectados simultaneamente. Mais especificamente, 192.168.0.* é reservado para intranets.

Agora está na hora de colocar o Xbox 360 nesta mesma rede. Ligue o console, vá em Configurações de Sistema / Configurações de Rede/ Configurar Rede. Temos que configurar o IP e o DNS manualmente, muito embora exista grandes chances de funcionar sem a necessidade de configurar o DNS manualmente. Vá em "Configurações de IP" e selecione a opção "Manual". Preencha os campos com os seguintes valores:

Endereço IP: 192.168.137.2
Máscara de subrede: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.137.1

Feito isso, você pode tentar configurar (ou não) seu DNS de modo análogo, basta verificar qual é o DNS que você utiliza. Caso contrário, utilize o OpenDNS. Basta se cadastrar aqui para obter o enderço DNS deles (eu mesmo estou utilizando este serviço e vou, em seguida, comentar sobre a qualidade de minha conexão).

Feito, isso, peça para testar a conexão. Deve estar tudo funcionando. Caso não funcione, comente. Se quiser realmente ajuda, anexe ao comentário o diagnóstico do Xbox ao falhar.

Xbox Live Review

Você pode ler o Review na Parte II deste post. Eu dividi desta forma para não tornar o texto grande demais.





16 comentários:

Rafael "rafcor" Corradi disse...

Tenho uma pergunta, já que não tenho um X360, por acaso você tem ele mesmo e está todo atualizado, inclusive o dashboard, e consegue jogar online sem lag?
Pergunto isso pelo seguinte, existe um serviço similar para Windows, Games for Windows, mas se nós brasileiros tentarmos jogar online, ocorre 2 problemas:

1) Se utilizar nossa conta cadastrada como brasileiros, nós somos bloqueados online porque o serviço não está disponível apra nós, apenas para 26 países (creio que isso conte para o X360)

2) Ao fazer um workaround para isso, fica praticamente inviável jogar online, pings altíssimos, só consegui jogar com americanos sem problemas apenas uma vez no jogo Halo 2 via VMWare (!)

Thiago S. Mosqueiro disse...

Sim, eu tenho o Xbox 360 mesmo (?) e a dashboard está atualizada (incluindo o hardware, que é da última linha que lançaram, com placa Jasper). Eu já ouvi falar mal desse serviço Games for Windows, mas nunca pude experimentar. Quanto à questão (1), é similar ao que ocorre com o Xbox Live sim. Sobre a (2) mas pude jogar com pessoas que não são dos EUA.

Pela minha falta de experiêncoa com jogos, não posso falar mais, só mesmo responder sua pergunta. Se quiser, posso tentar fazer uma gravação do GTA 4 ou Left 4 Dead II e postar pra você poder analisar melhor.

Thiago S. Mosqueiro disse...

Mas Rafael, o Review sai hoje às 18h, ok?

Rafael "rafcor" Corradi disse...

Vale a pena antecipar perguntas ;)
Pra resumir minhas perguntas, realmente só queria saber do lag, pois tenho o Wii, e foi difícil ter lag perceptível (em jogos como Mario Kart Wii e Tetris), era só essa comparação.

Quando puder, compre algum jogo com o Games For Windows e tente jogar online, você pode ou não ter alguma decepção.

Sobre o post em si.

Creio que há uma informação que pode levar algumas pessoas à erros, sobre o endereço IP, cada um deve olhar como está sua rede configurada, o jeito mais fácil é abrir o prompt de comando e digitar 'ipconfig', assim ele já mostrará a rede do IP, máscara, etc.

No Windows Vista e 7, o local de configuração da rede é chamado de 'Central de Rede e Compartilhamento'. Mas os passos são os mesmos.

Thiago S. Mosqueiro disse...

Não compreendo o que poderia levar as pessoas a erros. O ipconfig reflete exatamente o que está configurado nos dispositivos. Se a pessoa tem ou não uma LAN configurada, ela precisará utilizar o IP 192.168.137.*, portanto as chances de ter que modificar o IP mesmo que já haja uma LAN configurada são grandes. E fazer isso usando o 'ipconfig' me parece razoavelmente desnecessário.

Rafael "rafcor" Corradi disse...

Darei um breve exemplo, minha rede não utiliza o 192.168.137.*, e sim outra faixa de IP, cada combinação de modem e roteador tem sua configuração, pode até ser que coincida de ter a mesma faixa de IP que a sua, mas por exemplo, a rede que configurei de um amigo recentemente, leitor do blog, já utilizada a faixa 192.168.1.*, eu achei estranho, mas pode acontecer.

OK, coloquei essa discussão além do limite, basicamente só quero dizer aos leitores que o endereço de IP utilizados no texto é apenas um exemplo, sou analista de sistema onde comecei a trabalhar agora, e posso dizer que o mesmo que ocorre da sua rede para a minha, ocorre de uma empresa para outra.

Não quero ofender, prejudicar ou causar qualquer discussão, apenas corrigir uma informação que pode dar errado para outras pessoas.

E gostaria de adicionar uma informação, caso o usuário utilize um roteador ou um firewall e precise abrir portas nele, é necessário abrir a porta TCP e UDP 3074, é a mesma porta utilizada pelo serviço do Games For Windows.

Fonte:
http://support.microsoft.com/kb/908874

Thiago S. Mosqueiro disse...

Enão, Rafael... Quando você quer repassar a conexão de um dispositivo sem fio para um com fio, o windows sugere que você use 198.162.137.* (como comentado no texto), mas todo tipo de IP com 192.168.*.* é usado para esse tipo de rede. Como a máscara é 255.255.255.0, se você colocar 192.168.137.* em uma interface e 192.168.0.* em outra, serão duas redes distintas, que é o que queremos: uma que vai para o roteador e outra que vai para o Xbox. Note que você tem duas interfaces (acho que é isso que você quer dizer por "faixa"). Por isso, eu ainda não compreendo o que você quer dizer.

Fique à vontade para causar discussões, não acho que esteja ofendendo ninguém. Mas continuo não compreendendo onde está o erro.

Rafael "rafcor" Corradi disse...

OK, problema resolvido, mas o que causou minha...dúvida (digamos assim) foi a seguinte linha:

Selecione "Usar o seguinte endereço IP" e informe os seguintes valores:

Do jeito que está escrito, parece não uma obrigação, mas que se não colocar o endereço conforme o texto, algo pode dar errado.

Também o fato de eu não gostar muito da língua portuguesa pode ter ajudado na decisão da minha estranha mente (eu faço traduções de textos e jogos para quem se interessar!).

Tudo compreendido e resolvido, em frente!

Gustavo Guthmann Pesenatto disse...

Seguinte, tenho um pc em casa que acessa a internet por wi-fi, e tenho um xbox do lado do pc mas não consigo conectá-lo à internet.
Não tenho como colocar um cabo do roteador para o xbox direto, e muito menos o do modem.
Já tentei conectar o xbox no pc e compartilhar a internet da conexão sem fio para o xbox... não deu certo.
Já tentei com um hub/switch colocar o pc para o hub e o xbox no hub tbm, criando uma redezinha, mas não deu também.

Eu realmente preciso de ajuda, não sei mais o que fazer!!

Thiago S. Mosqueiro disse...

Você seguiu tudo o que comentei no post? Tem alguma dúvida em específico? Podemos tentar conversar por e-mail.

Gustavo Guthmann Pesenatto disse...

Thiago, eu consegui conectar o xbox no pc mas não consegui entrar na internet. Tentei usar o "OpenDns" mas mesmo assim não deu, tem alguma ideia do que pode ser?

Marcelo Nem disse...

Thiago, muito bom esse artigo, no inicio deu um erro. Quando conectava o cabo a minha rede Wireless entrava em conflito com a rede do Xbox e parava as duas redes. Primeiro temos que compartilhar a rede Wireless e depois configurar a do Xbox. Funciona de mais!! Em relação ao DNS deixei automatico mesmo. Meu Windows é o 7. Nele para configurar é um pouco mais chato, mas como vc postou a base a a mesma. Obrigado Marcelo.

Anônimo disse...

Thiago, sou leigo e por isso gostaria de saber se seguindo estes passos nao precisarei da antena wireless do xbox, pois o meu é o arcade. muito obrigado

Thiago Mosqueiro disse...

Não sei se entendo o problema no seu caso, Anonimo. Qual a diferença do arcade no que diz respeito à placa de rede?

Se não houver diferença, então deve funcionar sem precisar daquele componente adicional que a microsoft cobra uma fortuna, a tal da wireless do xbox.

pedro paulo disse...

cara o xbox tá falando que o computador não está conectado na rede!

pedro paulo disse...

no meu conecta a rede mais não a internet.
o que eu faço?