segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Documentários matemáticos

Olá galerinha do LeGauss!
Vou apresentar hoje alguns documentários que eu vi recentemente e que achei muito legais.
O primeiro trata sobre um matemático deveras famoso, o segundo sobre um problema muito famoso e o terceiro... Bem, sobre história da matemática.

N is a number

Esse documentário não só nos conta a história de um dos maiores matemáticos que já existiram Paul Erdös, como também possui várias entrevistas com o mesmo e com seus amigos, falando sobre seu estilo matemático e falando um pouco também sobre os tipos de problemas que ele costumava atacar.
Altamente recomendado para você, que como eu, gosta de combinatória.

Fermat's Last Theorem

Bem, este documentário nos leva em uma jornada junto a Andre Wiles, observando sua batalha contra um dos maiores problemas que já existiram.
Na verdade, já existe um livro (escrito pelo diretor do documentário) com muito mais informação do que o documentário, e sua leitura é altamente recomendada!
De qualquer forma, o documentário não deixa de ser incrível e é também um ótimo complemento para quem já leu o livro citado acima.

Story of maths

Last but not least, o documentário Story of maths do famoso matemático Marcus du Sautoy (autor do incrível livro "A música dos números primos"), começa sua narrativa na antiga matemática egípcia, passando pelas famosas descobertas da grécia antiga, a matemática do oriente, os grandes matemáticos europeus e alguns, mais recentes, matemáticos que vivam nos Estados Unidos (não necessariamente eram americanos).
O documentário é extremamente informativo e cita grandes nomes como Pitágoras, Euclides, Fermat, Gauss, Newton, Leibniz, Galois, Hilbert, Gödel, Cantor, Poincaré, entre muitos outros.

Bem é isso, muitos desses documentários, senão todos, você pode achar no youtube. Com um pouco de sorte você consegue achá-los pela internet afora.

Espero que tenham curtido! ;^)




15 comentários:

T disse...

Olá! Então, o primeiro documentário citado (sobre o Erdos) é muito bom mesmo, nada mais a comentar.

O segundo é muito rápido e atropelado. Não é ruim, mas é melhor ler o livro para entender melhor.

O terceiro achei muito chato e não consegui passar do primeiro. :b

Existe um outro documentário que você esqueceu de citar (eu digo esqueceu porque sei que você já viu). É o Dangerous Knowledge, que conta a história de alguns matemáticos que acabaram ficando, literalmente, loucos. Um pouco sensacionalista, mas é legal.

Enfim, acho que não conheço outro (tirando o Dimensions que já recebeu seu post aqui no blog).

len disse...

Gostaria de acrescentar mais dois documentários q vcs vão gostar com certeza:

1) "Absolute Zero", ou seja ZERO ABSOLUTO -“Este documentário em dois episódios conta a história de um notável grupo de pioneiros que se propuseram a alcançar o derradeiro extremo: o zero absoluto; uma temperatura tão baixa que o mundo como o conhecemos não existe, a electricidade flui sem qualquer resistência, os líquidos desafiam a gravidade e a velocidade da luz pode ser reduzida para apenas 61 km/h.

Cada episódio retrata um estranho conjunto de personagens dos quais se aponta Clarence Birdseye (1886-1956 Considerado o pai da indústria dos alimentos congelados, desenvolveu no início do século XX o processo de ultracongelação para conservação de alimentos), Frederic [Rei do Gelo] Tudor, que fundou um império ao recolher e comercializar gelo e James Dewar, que quase enlouqueceu tentando obter hidrogênio no estado líquido. O zero absoluto tornou-se o santo graal dos físicos e é considerado como a porta para muitas novas tecnologias tal como a nano-construção, redes neurológicas e a computação quântica. As aplicações, segundo parece, são ilimitadas.” --> já baixei no Youtube

2) "The Music of Primes" - A Música dos Números Primos
"Em Música dos Números Primos, Marcus du Sautoy investiga a fascinante história dos grandes matemáticos, incluindo Carl Friedrich Gauss, Riemann Bernhard, GH Hardy, Srinivasa Ramanujan, e Alan Turing, que já se depararam com o problema dos números primos. Filmado em Princeton, Las Vegas, Athens, Madras, Londres, Cambridge e Gottingen, na Alemanha, Marcus fala de alguns dos principais matemáticos do mundo que “ouviram” a música dos números primos. Marcus du Sautoy é professor de matemática na All Souls ‘Oxford’. Ele é o autor do livro “A Música dos números primos”, na qual esta série é baseada."

Este último, apesar de não ser tão conhecido qnto o livro, vai passar na TV Cultura, nos dias 23 e 30 de agosto de 2010, ás 23:30 h.
Link do docum. na emissora brasileira:http://www.tvcultura.com.br/a-musica-dos-numeros-primos/
Ainda não consegui baixa-lo na net, mas vou tentando ...

Vlw e espero ter dado ótimas sugestões !!!!!!!!!!!!!!!!!

Tchau

Gabriel Martins disse...

Parecem bem legais, o livro "A música dos números primos" é muito bom. =P
Valeu pelas dicas

Thiago Mosqueiro disse...

Tah faltando um post sobre supercondutividade e superfluidez no legauss, neh? quem é o físico aí de vocês, po!

T disse...

A gente tá sem físico agora... Vamos abrir concurso pra preencher a vaga.

Anônimo disse...

Só para esclarecerque o The Story of Maths é um documentário da BBC de 2008 em 4 partes que passa na tv cultura com o nome A Música dos Números Primos

Anônimo disse...

Só para completar, no site piratebay tem o documentario para baixar e a legenda em portugues vc encontra no site legendas.tv

Anônimo disse...

Desculpe, na verdade os dois são documentários distintos que passam na tv cultura, o documentário The Music of The Primes vc pode baixar pelo site torrentz mas ainda nao encontrei legendas para ele.

Anônimo disse...

Onde eu encontro A música dos números primos para baixar?

Anônimo disse...

Aí, galera, alguém sabe onde encontro a legenda de "N is a number" ?

Cris BrSts disse...

No filecrop.com vc encontra todos os documentários aqui mencionados, mas, infelizmente, muitos sem legenda. Vale a pena confirir.

Anônimo disse...

estou a procura da legenda do "A música dos números primos"

Vagner Lopes disse...

Onde acho os videos companheiros ?

Gabriel Martins disse...

Você pode achar os documentários no youtube por exemplo.
Talvez você ache em torrent também.

Vagner Lopes disse...

Alguem achou todos esses legendados ou dublados, eu achei alguns, outros achei sem legenda