quarta-feira, 16 de maio de 2012

Computação na núvem (cloud computing) para leigos, parte 2

Quais serviços de armazenamento existem?

Existem vários serviços gratuitos com suas vantagens e desvantagens e gostos. Peço desculpas se alguma dessas informações estiver desatualizada ou errada.

Dropbox

Plano gratuito: 2GB, expanssível até 18GB por meio de convites (por exemplo, aceite meu convite e eu ganho 500MB a mais :D).
Plataforma: Windows, Linux, Android, iOs

Mais famoso e utilizado sistema de armazenamento de arquivos na nuvem. Possui um programa que você instala no seu computador e ele sincroniza automaticamente qualquer arquivo colocado na pasta dropbox com a nuvem. Ele possui uma interface muito boa de acesso a web e permite compartilhamento de pastas entre amigos além da pasta pública.

Google Drive

Plano gratuito: 5GB
Plataforma: Windows e  Android (não sei quanto a Linux e iOs)

Evolução do googleDocs (literalmente, você atualiza o docs para o drive). Permite criar e editar documentos na nuvem do google, além de subir qualquer tipo de arquivo para a núvem também apenas para armazená-los lá.

A google também disponibilizou um programa para rodar no seu computador que sincroniza a o google drive com alguma pasta do seu computador. Os documentos do googleDocs viram atalhos que abre o seu navegador no documento selecionado

OBS: Fotos colocadas na internet nos seus álbuns do google, consomem um outro limite, de apenas 1GB, e não esses 5GB.

Boxnet

Plano básico: 5GB
Plataforma: iOs e Android

Nevem com uma cara mais corporativa. Interface web limpa e rápida. Infelizmente, ele possui apenas a interface web e os programas para acessar os arquivos no iOs e Android. Apesar disso, ele possui um plugin para o LinkedIn para compartilhar arquivos no seu perfil. Muito interessante para quem quer mostrar seu trabalho.

Cubby

Plano básico: 5GB
Plataforma: Windows, Android (não sei quanto aos outros)

Nuvem da empresa LogMeIn, eles ficaram famosos por duas ferramentas, uma que permite controlar o computador remotamente por um navegador web normal e um gerenciador de VPN de fácil configuração. Sua abordagem sobre o assunto é um pouco diferente das demais. Os arquivos são classificados e compartilhados como cubbys. Você pode transformar qualquer pasta do seu computador em um cubby e jogá-lo para a nuvem e, se quiser, pode compartilhá-lo.

SpiderOak

Plano básico: 2GB
Plataforma: Windows, Linux, Android, iOs


Quase como o Dropbox, mas o programa para Windows é bem mais completo. Você pode colocar pastas específicas na nuvem além de vir com uma ferramenta de suporte a backup na nuvem.

Ubuntu One

Plano básico: 5GB
Plataforma: Ubuntu Linux, Windows, Androis, iOs

Para os usuários de Ubuntu Linux, ele já vem com uma pasta na qual todo seu conteúdo é armazenado em uma nuvem (assim como o dropbox). Basta criar uma conta para começar a desfrutar da sua nuvem

Quando usei, ele não possuía os os programas para as outras plataformas então não tenho como falar muito a respeito.

Quais outros serviços existem?

Não vou entrar em detalhes, mas existem outras formas de nuvem que fornecem outros serviços, que não o armazenamento. Por exemplo, o bom e velho google docs que é um serviço de edição de documentos online. Basicamente, qualquer serviços (programa que você usa pelo navegador) é um forte candidato a estar na nuvem.

Muitas empresas contratam serviços de outras empresas especializadas em montar uma infraestrutura de nuvem. Existe muita discussão sobre a segurança dessas nuvens e vira e mexe tem uma reportagem falando como as nuvens ainda são pouco seguras para dados corporativos.

Conclusões

 O armazenamento de seus dados da internet é algo a ser seriamente considerado. Você tem que pesar o valor da informação com a segurança desses dados online. Dados online podem ser acessados por qualquer pessoa com a sua senha, por isso, jamais confie 100% em nenhum serviço.

Entretanto, você não precisa se isolar. Apenas não coloque documentos bancários ou fotos nuas sem alguma proteção (um post sobre isso se faz necesário). Eu que já fiz várias reinstalações dos meus sistemas acho muito prático ter os meus arquivos na internet e simplesmente baixá-los quando termino de instalar meu sistema novamente.

Também é muito prático quando estou na casa de um amigo ou no trabalho e precisava daquele documento. Quando eu estava na faculdade, usava o dropbox para criar pastas compartilhadas para fazer os trabalhos em equipe.

Resumindo, armazenamento na nuvem é muito útil basta ter um cuidado mínimo.




2 comentários:

Anônimo disse...

Sem falar em dados protegidos por direitos autorais. Que causaram o fechamento do Megaupload. ><

Carlos Augusto disse...

Olá!

Ótimo post sobre computação nas nuvens!
Muito bem explicado! E realmente, é preciso tem um cuidado mínimo, mas esse armazenamento é muito útil!
vlw!