segunda-feira, 14 de maio de 2012

Computação na núvem (cloud computing) para leigos

O que é uma nuvem?

Uma nuvem é... Bem, antes de começar a falar de nuvens, vamos abrir um pequeno parênteses sobre arquitetura de redes.

Arquitetura de redes (quick n' dirty)

Quando um profissional da área de redes (de computadores) precisa projetar uma rede ele conta com algumas ferramentas próprias para auxilia-lo. Uma delas é o Dia, uma ferramenta de diagramação que possui um conjunto de símbolos próprio para diagramas redes.

Os diagramas de infra-estrutura de redes seguem um padrão mais ou menos definido de modo que se alguém conhece um, pode entender o resto. Um exemplo de uma infra-estrutura, é a minha aqui de casa:



Notem como cada máquina tem um símbolo próprio, computadores, notebooks, smartphones e etc. Notem também como são representados os meios (cabo ou wireless nesses casos) pelos quais os dispositivos estão conectados.

Reparem no símbolo da internet... Oh, uma nuvem! Mas por quê? Bem, na verdade a internet é uma infinidade de máquinas interligadas e quando você acessa um site, tudo que você faz e vê no navegador está trafegando por esse emaranhado de máquinas. Pior ainda, nem sempre os dados vão seguir pelo mesmo caminho. Seus dados podem passar por um servidor ou por outro e quem determina isso são as próprias máquinas.

Como não é possível representar os caminhos que os dados sequem uma vez que estão na "internet", como fazemos com nossa pequena infra, colocamos uma nuvem representado uma nuvem de máquinas através das quais acessaremos nossos sites.

De volta as nuvens

Uma nuvem (em informática) é um conjunto grande de máquinas ligadas em rede que são vistas como um único corpo para quem está olhando de fora. Por exemplo, quando você acessa um documento no google docs, você não está acessando um arquivo em um servidor, mas você está acessando um documento que está em algum lugar em uma nuvem de servidores da google. Para você, isso é transparente.

Você acessa um único site, mas por trás, os servidores da google fazem contas malucas para achar seus arquivos nessa massa e disponibilizá-los para você como se tudo estivesse em um lugar só. Outra nuvem famosa é a da Amazon. Você contrata computadores virtuais para colocar seu sistema e, conforme aumenta-se o número de acessos, a nuvem cria cópias da sua máquina virtual para distribuir a carga de acesso entre elas. Para quem está de fora, é acessas um acesso a um servidor normal.

Por que colocar meus arquivos na nuvem?

Hoje existem muitos serviços de armazenamento de dados na nuvem. Através deles você pode colocar arquivos normais do seu computador na internet e desfrutar de algumas vantagens:

Acesso de qualquer lugar

Desde que a máquina disponha de acesso a internet, você pode acessar seus arquivos na internet. Muitas ferramentas disponibilizam uma interface web no qual você pode ver, editar e baixar seus arquivos diretamente do navegador.

Compartilhamento

Você também pode compartilhar seus arquivos entre amigos ou familiares, como fotos ou documentos, ou pode torná-los públicos e permitir que qualquer pessoa tenha acesso.

Backup

Vamos supor que o seu computador quebre ou seja roubado. O que serão dos seus arquivos? Bom, os arquivos que estão na nuvem estão seguros, basta baixá-los para uma nova máquina e pronto.

É seguro?

Tão seguro quanto pode ser... Seus arquivos estarão na internet, eles estarão tão seguros quanto sua senha permitir (utilize senhas seguras) e estão limitados a segurança disponibilizada pelo seu provedor de serviços. Se o servidor for invadido seus arquivos podem ficar em risco.

A verdade, é que não temos como saber o quanto nossas informações estarão protegidas lá dentro. Minha recomendação é: Se o arquivo contiver informações sensíveis, proteja-o com alguma criptografia antes de enviá-lo para a nuvem (acho que esse assunto merece um post especial).

Você não precisa temer o uso de armazenamento em nuvem, mas assim como você sai na rua todo dia, saiba que em computação também temos que "olhar os dois lados da rua antes de atravessar". Mantenha suas senhas seguras, e protegidas e seu sistema e programas sempre atualizados.

Continua...

Por falta de tempo, fico por aqui. Aguarde a parte dois, na qual falarei sobre os serviços disponíveis de armazenamento em nuvem.




Nenhum comentário: