sábado, 7 de julho de 2012

Editores de PDF no Linux

Gerar pdfs é algo fácil. Basta instalar uma impressora de pdfs, imprimir usando-a e pronto: temos um pdf. Agora, quanto a edição deles, a história muda. No windows, temos vários, os principais são da própria Adobe, como o Illustrator e o Acrobat (versão paga). E o que temos no Linux?

Para o Linux há diversas opções, desde ferramentas capengas em início de desenvolvimento até ferramentas pagas que só faltam editar o pdf por você. No meu caso, o que queria era uma coisa bem simples: um editor que tivesse uma ferramenta régua. Pois normalmente recebo o design dos sistemas em pdf e preciso medir tudo corretamente para refazer em html, além de extrair algumas imagens.
Pesquisei e encontrei diversas opções, mas me decepcionei com praticamente todas as opções. =/



Scribus


O Scribus , segundo a wikipedia, é um aplicativo de Desktop Publishing de código aberto. Versões nativas do programa estão disponíveis para Linux, Unix, Mac OS X , OS/2 e Windows, possuindo recursos avançados de layout, similares aos encontrados no Adobe PageMaker, QuarkXPress e no Adobe InDesign.
O Scribus foi desenvolvido para um layout flexibilizado e para o controle de caracteres, com a habilidade de preparar arquivos para equipamentos de qualidade profissional de imagem, sendo disponível em mais de 24 idiomas. O Scribus também pode criar apresentações e formulários PDF animados e interativos. Os exemplos de uso incluem jornais, brochuras, cartazes e livros.


Porém, segundo a própria documentação do Scribus, ele NÃO edita PDFs: "arquivos no formato PDF nunca foram planejados para serem editáveis no sentido convencional. Internamente, ele não é linear e é otimizado para ser compacto. É melhor pensar sobre PDF como um documento eletrônico que foi impresso. Você não consegue 'desimprimir' um documento facilmente, não é?"
O que é possível fazer nele é importar um PDF para dentro dele como uma imagem, o que o deixa, pra essa finalidade, no mesmo patamar que usar um editor comum de imagens.
Caso você queira usar o Scribus com essa finalidade, basta fazer isto:
Iniciar o scribus > Novo arquivo > Inserir > Imagem > Criar um quadro > Clique duplo no quadro> Selecionar o PDF


PDFEdit

PDFedit é um editor de arquivos PDF (Adobe Acrobat) desenvolvido para edição simples e manipulação de objetos em documentos no formato PDF. O programa pode ser usado tanto em interface gráfica quanto em linha de comando.



Infelizmente, no meu computador ele não funciona direito. Não sei se é algo haver com o X que uso, com a distribuição ou com o hardware. Mas o pessoal fala bem dele. Quem puder testá-lo por mim seria de grande valia. ;)









flpsed

Encontrei este aqui classificado como editor, porém este aplicativo não edita PDF. Ele serve para fazer anotações em PDF e PostScript. Uma funcionalidade que, se não me engano, o FoxIt para Windows tem.


GIMP

Este dispensa comentários. Muito famoso embora não seja tão fácil de usar. Ele edita PDF, mas os edita como imagens. Porém, eu pelo menos me dei muito bem com duas coisas dele para lidar com PDFs: a ferramenta compasso e a ferramenta de seleção de áreas dele. O compasso é uma ferramenta para medir distâncias de um ponto a outro, ou seja, a régua que eu estava procurando, e a ferramenta de seleção de áreas é muito boa, pois ela permite que depois de selecionada uma área, você redimensione essa área de forma totalmente independente da imagem. Na maioria dos editores que usei fazer isso iria redimensionar e distorcer a imagem, às vezes para corrigir um erro de 1 pixel.
Acho que já deixei claro, que, pro meu caso ele deu conta do recado. Embora não seja muito bom para a edição de PDF em si. ;)


Inkscape


Inkscape é um software livre para editoração eletrônica de imagens e documentos vetoriais, com base numa versão mais avançada do antigo sodipodi no qual teve origem. Trata-se assim de um fork bem sucedido.
Utiliza o método vetorial, ou seja, gera imagens a partir de um caminho de pontos definindo suas coordenadas, de forma transparente ao usuário. Imagens vetoriais têm maior aplicação em desenho técnico ou artístico e são, geralmente, mais leves e não perdem a qualidade ao sofrer transformações, como redimensionamento ou giro, em oposição aos formatos bitmap. Porém os formatos vetoriais ainda não são capazes de lidar com captação de fotografias em tempo real, pelo que na maior parte das aplicações tecnológicas de captação de imagem, os formatos bitmap ainda são considerados standard.
Ele funciona muito bem como editor de PDF (com algumas ressalvas). Seu "jeitão" de trabalho é bem similar ao do Illustrator, porém sua interface, tal qual seus menus e ferramentas, tem uma disposição bem distinta e nem tantas ferramentas. Infelizmente, uma das que ele ainda não possui é a ferramenta régua. Essa ferramenta está para ser adicionada na versão 0.49 que deve ser lançada oficialmente em torno de Setembro ou Outubro deste ano (2012). ^^

PDF Studio

Este editor tem versões para Windows, Mac OS e Linux. Ele fornece muitas funcionalidades para edição de arquivos PDF e exige muito menos do computador que o Adobe Acrobat. Porém, é uma solução paga. Ao iniciar o programa ele te dá a opção de registrar e usar a versão paga, ou de utilizar a versão gratuita, que é bem limitada e ainda insere marcações sobre o arquivo pra estragar deixar claro que foi editado nele.

PDFescape

Temos também um editor online de PDF: o PDFescape. Bem interessante para gerar PDF e dar uns retoques em algum que você tenha. Porém, você não consegue editar os textos, tabelas e demais objetos como no Word, por exemplo. Ele está mais próximo pra um editor de imagens.


Espero que o post seja útil! ;)


Fontes:
http://www.cyberciti.biz/tips/open-source-linux-pdf-writer.htmlhttp://ubuntuforums.org/showthread.php?t=742934





Nenhum comentário: