quarta-feira, 4 de julho de 2012

Habemus Higgs (Ou esperamos isso)

Para quem gosta de física a próxima notícia é um tanto quanto fenomenal.

O pessoal do CERN finalmente encontrou uma partícula tipo-Higgs em seus experimentos.
Esse pode ser o tão afamado Boson de Higgs esperado para o modelo Padrão. As pesquisas
continuam para determinar mais propriedades dessa partícula, mas a esperança parece alta.
Tem um vídeo da conferência onde anunciaram a descoberta e um texto bem legal nesse link (em inglês)


Obs: O senhor chorando após o anúncio da descoberta é o próprio Higgs. 

Obs 2: Essa descoberta me deixa mais abismado do que eu já era com o fato de teoria quântica de campos funcionar. A teoria é matematicamente muito mal definida e está rendendo avanços práticos surreais. É um tanto quanto misterioso. Matemáticos que estão lendo isso, nós temos que entender isso! haha






3 comentários:

Ricardo Bittencourt disse...

Eu queria entender do que se trata o Higgs mas não manjo nada de group theory. Tem algum livro bom que vai do básico até as álgebras de Lie?

(Eu li o Beauty is Truth do Ian Stewart, mas queria algo que me ensinasse a fazer as contas).

Gabriel Martins disse...

Bom pra entender do que ele se trata ao menos superficialmente você não precisa aprender as contas (apesar de que foram as contas que de certa forma motivaram a criação dessa partícula)

Para as contas você precisa aprender Quantum Field Theory, tem várias referências famosas

A bíblia são os livros do Weinberg, três livros enormes que eu ainda não li

Eu comecei a estudar QFT há pouco tempo e usei dois livros, um era para físicos Mandl, Shaw - Quantum Field Theory
E o outro era pra matemáticos (e portanto assume tudo sobre matemática) Folland - Quantum Field Theory. Como eu sou um matemático esse foi um bom livro pra mim...

Eu não conheço um bom livro que introduza teoria de Lie para físicos infelizmente, mas imagino que você consiga aprender tudo começando a ler pelo Mandl, Shaw.
Eu vou dar uma lida nele prestando atenção nos requisitos e depois respondo aqui de novo.

Ricardo Bittencourt disse...

Obrigado! Eu li o comecinho do Mandl,Shaw no Google Books e acho que consigo acompanhar.