sábado, 14 de fevereiro de 2009

Smart Grids

Uma ideia tem se mantido na moda nas últimas semanas: reconstrução da infra-estrutura elétrica norteamericana utilizando ideias inovadoras, que possam maximizar ganhos (ambientas e econômicos). Todos sabem, os especialistas dizem que é hora de transformar o nosso amadurecimento em termos de matéria condensada e eletrônica em uma nova rede elétrica: as smart grids (redes inteligentes).

Smart (inteligente) porque hoje dominamos melhor técnicas para tornar nossos projetos eletrônicos dinâmicos e interagentes. Conhecemos melhor os materiais (antigos e novos), sabemos construir circuitos melhores (e menores) e temos computação suficiente para criar sistemas mais complexos. A inteligência entra exatamente aí: o que caracteriza as smart grids é a eletrônica digital, que tentará prever perdas e diminuir custos. Saiu um artigo na Science Friday [1] sobre as smart grids, fornecendo também links relacionados.

Mais detalhes podem ser encontrados no artigo do Wikipédia sobre o assunto.

Este foi um artigo razoavelmente curto, mas deixo a pergunta: quanto tempo vai demorar até o Brasil sequer começar a discutir o assunto?... Seria muito complicado reconstruirmos toda a fiação desse país, ainda mais pelo tamanho. Mas temos centros urbanos que poderia receber tal tratamento, caso compensasse.

Notas de rodapé




Nenhum comentário: