O teorema das quatro cores é um teorema de formulação e conceitualização simples, mas de demonstração extremamente complexa. A sua formulação é a seguinte:
- Dado um mapa plano, dividido em regiões, quatro cores chegam para o colorir, de forma a que regiões vizinhas não partilhem a mesma cor.
É necessário precisar um pequeno detalhe: as regiões que só se tocam num ponto não são consideradas vizinhas. Mas com esta condição ausente, o teorema foi demonstrado pela primeira vez em 1976 por Appel e Haken, utilizando um computador IBM 360. Em 1994 foi produzida uma prova simplificada por Paul Seymour, Neil Robertson, Daniel Sanders e Robin Thomas, mas continua a ser impossível demonstrar o teorema sem recorrer a um computador.
Mas o ojetivo do post não é explicar o teorema, e sim, lhes apresentar um aplicativo feito em Java muito interessante. É um jogo sobre o Teorema das Quatro Cores, no estilo puzzle. O objetivo, como já devem imaginar, é conseguir colorir o mapa usando apenas 4 cores, sem que duas fronteiras compartilhem da mesma cor.
Para visitar a página do jogo, clique aqui.
Um breve guia de instruções:
Como já deve ter percebido, o jogo já começa com algumas regiões pintadas, que são fixas. Para pintar uma região, clique e arraste com o mouse a cor de uma região fixada.
Para aumentar a dificuldade do jogo clique em "Type".
Quando você ganhar, a tela do jogo vai "tremer".
Não, você não ganha nada depois disso.
Cabe lembrar que existem diversos desses games na internet, mas este foi o melhor que eu achei, se você conhecer outro, comente aqui!
Se você se interessou pelo Teorema das Quatro cores, existem diversos links interessantes, inclusive em português, como aqui e aqui. Mas a página mais completa está na Wikipédia em inglês.
É isso, até.
3 comentários:
Excelente jogo, e duvido que haja uma prova para esse 'teorema sem prova' :D
Eu ainda tenho fé! :b Afinal, conseguem demonstrar para 5 cores sem usar um computador. O que falta é surgir um Wiles da vida (o cara que provou o Último Teorema de Fermat) pra se dedicar inteiramente a este problema.
Eu fiz um ainda mais difícil. Sou fixe! MUUAAAAAAHHHHHHH
Postar um comentário