terça-feira, 29 de setembro de 2009
Review - Guild Wars
Guild Wars (GW a partir de agora) apareceu no mundo em 2005 com uma ideia um pouco contraditória em relação à outros MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Game) pagos: sem mensalidade. Eu já disse que o LeGauss está no jogo também? Será que deu certo?
Vamos falar um pouco do jogo em si antes. É mais um MMORPG ambientado em um mundo medieval-fantasia em um mundo chamado Tyria, um mundo no qual ocorrem as Guerras das Guildas (Guild wars), algo como se fossem uma guerra entre clãns. Um foco do jogo é a campanha dele, o(s) jogador(es) pode(m) realizar a campanha sozinho ou em cooperação com outros jogadores e fazer as sub-quests (mini-aventuras) fora da história principal. O modo PvP (Player Vs Player - duelos entre jogadores) ocorre em um servidor a parte do servidor das campanhas e quests, fazendo com que possam ser criados personagens específicos para PvP, PvE (Player vs Enviroment) ou ambos. Existem mais 2 episódios a parte do jogo (Nightfall e Factions) e mais uma expansão (e última) chamada Eye of the North.
Atualmente o jogo pode ser obtido de diversas maneiras, pelo site oficial da NCSoft (produtora do jogo), Steam, lojas de varejo. Aqui no Brasil o único lugar oficial para compra do jogo é pelo site da Level UP! ao preço de R$ 59,90, e mais R$ 69.90 por cada episódio ou expansão. No Steam, por onde Rodrigo e eu compramos, você pode comprar a trilogia (GW Prophecies, Factions e Nightfall) por U$ 49,99, o que dá menos de R$ 100 (atualmente) pelos 3 jogos ou por U$ 19,99 somente GW Prophecies. Considerando que não existe mensalidade, esta última opção é a mais recomendada. Se você criar uma conta no site da NCSoft você pode jogar a versão Trial (uma demonstração) do jogo por 14 dias ou 10 horas. O jogo em si é o jogo completo mas com algumas restrições mas dá para ter uma noção do jogo. Para efeitos de comparação, outros jogos como World of Warcraft, City of Heroes (outro que gostei muito), Lineage II custam em média U$ 15,00/mês
Ao criar sua cota você pode escolher até 6 classes (mais 2 com Nightfall e mais outras 2 com Factions) para seu personagem:
Personagens da campanha principal, Prophecies:
Warrior - Seu guerreiro, tentem imaginar Conan, ele será o personagem que irá para o combate mano-a-mano, que ao contrário de outros MMORPGs não é utilizado como Tank (personagem criado para receber danos enquanto outros atacam os inimigos) e sim para ofensiva.
Ranger - Arqueiro, utiliza armas de longa-distância para atacar e desorientar seus inimigos. Pode ser acompanhado de um "bicho-de-estimação".
Monk - É o healer (personagem com habilidades de cura) do jogo, além de ter a missão de proteger seus companheiros, ele também possui habilidades de ataque.
Elementalist - Mago especializado nos quatro elementos (terra, ar, fogo e água). Pode ser usado ofensivamente ou defensivamente, depende de como for criado.
Necromancer - Mago especializado em magia negra, aproveitamento dos mortos (não pensem besteira) e roubo de vida.
Mesmer - Especializado em ilusões, truques, manipulação de energia (usado para magias) para punir seus adversários.
Somente Nightfall:
Dervish - Descrito como "Guerreiro sagrado" utiliza uma foice e utiliza diversos encantamentos para ajudar a si e à realizar danos em seus inimigos. Eles tem a habilidade de temporariamente se transformar na aparência dos 5 Deuses.
Paragon - Utiliza uma lança e age como comandante de batalha. Com armaduras pesadas, eles ajudam seus companheiros com "gritos" e encantos.
Somente Factions:
Assassin - Utilizado para ataques rápidos e fortes, principalmente contra magos. Possui habilidades de teleporte (algo parecido) tanto para aproximar de seus inimigos quanto para afastar-se deles.
Ritualist - Capaz de invocar ligações com espíritos para atacar os inimigos ou proteger seus aliados. São capazes também de criar armas fantasmas para seus aliados utilizarem.
Cada episódio (Prophecies, Nightfall e Factions) possui seu próprio continente, mas somente os personagens de Prophecies podem ser criados nos outros mundos. Mas personagens de outros mundos podem viajar entre si, desde que o jogador possua o outro episódio. Por exemplo, um Assassin sempre vai começar em Factions, mas se o jogador tiver comprado Nightfall, após completar a campanha de Factions ele poderá viajar para Nightfall.
Uma outra diferença de GW para outros MMORPG é a segunda profissão. Personagens podem podem ter sua profissão primária, que definirá sua aparência, e ter uma segunda com todas as habilidades deste.
Dois exemplos vivos e conhecidos é o Rodrigo (no jogo Conan Legauss) e eu (Rafcor Legauss). Enquanto o Rodrigo é um Warrior/Monk eu sou um Monk/Mesmer, nossa estratégia é bem simples, Rodrigo começa atacando no mano-a-mano, eu coloco magias de proteção nele e utilizo minhas magias para ataque e contra-ataque. Nossa guilda se chama Legauss Edge, estamos com vagas, e muitas delas!
Uma outra diferença é que seu modo "campanha" foi desenvolvido para ser jogador em time (chamado de party/parties). Logo se você não quiser jogar com outras pessoas, os desenvolvedores criaram os NPCs (Non-Player Characters - Personagem Não-jogadores) para jogar com você.
Dentro de cidades, fortes e vilarejos, todos os jogadores podem se ver, conversar entre si, realizar trocas (bloqueado na versão Trial), mas fora destes locais apenas o jogador e sua party existem no mundo, isso cria um mundo onde todos os inimigos e itens serão obtidos pelo jogador e sua party. Logo, não há possibilidade de roubos de inimigos/itens como há em outros, porém limita bastante a possibilidade a intereção fora dos locais "protegidos". Um exemplo disso seria o Rodrigo e eu, se não estivermos na mesma party, ser ambos saírem de uma cidade, na mesma hora e local, do outro lado da cidade será cada um por si além de um não ve o outro.
Ao contrário de outros MMORPG, o level cap (Nível máximo que seu personagem pode alcançar) é de apenas 20, fazendo com que o jogo dependa mais das habilidades utilizadas pelo jogador doque pelo nível. Por exemplo o Rodrigo e eu compramos o jogo a menos de 2 semanas, e sem jogarmos muito, estamos no nível 13 e 14 respectivamente. GW pode ser jogado apenas utilizando o mouse, lógico que o teclado ajuda um pouco. Mas como já disse, o diferencial está nas habilidades de cada jogador pelo seguinte motivo, você só pode utilizar até 8 habilidades durantes suas missões/quests, isso faz com que seja pensado cuidadosamente quais habilidades leval para as missões.
Lógico que nem todo jogo é perfeito. Apesar de ter ganho diversos prêmios de melhor MMORPG do ano (em 2005 pela IGN e GameSpy) e de ser considerado o 2º MMORPG mais vendido da história, com apenas World of Warcraft na frente, ele apresenta seus problemas.
Muitos dos inimigos que você encontra pelo caminho podem dar muita pouca experiência, se alguma, e os itens obtidos sejam inúteis, fazendo com que seja apenas seja uma perda de tempo. Uma maneira de evitar isso é que o jogo permite que você se teleporte de uma cidade a outra com um simples clique do mouse. Outro problema é o sistema de vendas, que ao contrário de outros MMORPGs não existem leilões, somente a venda de itens boca-a-boca (caso não queira vender seus itens a um mercante). Uma das únicas maneiras de você diferenciar um jogador de outro é tingindo a armadura.
Para quem não quiser pagar por mensalidades/créditos para jogar um MMORPG, Guild Wars é altamente recomendado e ano que vem será lançado Guild Wars 2, mas até lá, quem quiser se ajuntar à Guilda Legauss, por favor entre em contato comigo ou com o Rodrigo que estamos dispostos a ajudar todos os novatos.
Espero que vocês tenham gostado do review e aguardo vocês para jogarmos juntos.
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Um comentário:
LeGauss RLZ
:D
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