sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Aumente o número de acessos a seu site - Sistemas de busca

Vamos explicar o básico para que seu site ganhe bastante com o uso de sistema de buscas. Como sabemos, os sistemas de buscas aumentam a visibilidade do seu site ao indexá-lo e exibir nos resultados de buscas. Porém, eles utilizam diversos critérios para definir quais sites são mais relevantes para a busca, ou seja, quanto mais relevante seu site, maiores as chances de aparecer na primeira página de resultados das buscas.

Quais são os critérios usados para definir essa relevância? Eles variam muito de um sistema para outro, mas sempre funcionam em torno de um conjunto de pontos chaves. Que, vamos resumir todos dentro de visibilidade. Um conceito importantíssimo, pois um site com grande visibilidade, da forma que abordamos aqui, será muito visitado por si só através da famosa propaganda boca a boca.



O que é a visibilidade na web?

A visibilidade na web é o quão fácil é de se encontrar uma informação publicada na web.
Não adianta só publicar uma informação na web, é preciso fazer com que ela fique visível.
Ou, caso seu objetivo seja manter essa informação restrita a um determinado grupo, é bom conhecer os meios para fazê-la visível para não correr o risco de aplicá-los sem querer.

No caso, vamos lidar com a visibilidade de websites. São muitos fatores a serem considerados, mas os fundamentais são: aparência, qualidade do conteúdo e otimização para sistemas de busca.
Se fossemos montar uma fórmula para calcular, com certeza chegaríamos a algo bem complexo. De forma bem simplista, ficaria assim:

Visibilidade = aparência * (qualidade do conteúdo) * (otimização para sistemas de busca)

Vamos explicar por partes, como o velho Jack fazia:

A aparência

A aparência engloba todos os aspectos "estéticos" de como a informação é exibida. Aqui esta a parte de o quão agradável para os olhos é navegar no seu site. Muita gente pode vir pro seu site só pra vê-lo, mesmo sem interesse no conteúdo se o design for distinto. Por exemplo, já viu o site do Jim Carrey? É um ótimo exemplo disso.
Se o seu é feito um fundo escuro com conteúdo verde brilhante, por exemplo, ele é fácil de ser visto, dá um efeito legal, porém, é extremamente incomodo para os olhos.
Escolha uma combinação de cores agradável e que deixe o conteúdo visível. Se possível, procure dar boas opções de acessibilidade (acesso para deficientes). Por acessibilidade em websites ser algo complicado de implementar, sites que o fazem vão ganhar muito com isso na certa. Por exemplo, você pode colocar eventos sonoros instruindo o usuário, o que permitiria que cegos visitassem seu site.
Fora que websites com aparência mal feita ou pouco trabalhada dão a impressão de abandono, de relaxo, de preguiça, ou seja, por melhor que o conteúdo seja, os usuários vão duvidar da credibilidade das informações que ele apresenta. Por exemplo, o Plantamed é um site super confiável sobre plantas, porém, se você o julgar pelo design dele, você nem começaria a navegá-lo. Pois assim como acontece com pessoas, tendemos a confiar mais naquilo que tem uma aparência melhor. Mesmo sabendo que normalmente isso não significa nada.

A qualidade

A qualidade do conteúdo se refere a alguns aspectos do conteúdo como: utilidade, clareza, ser completo e unicidade. Um conteúdo de qualidade é útil. Mesmo que seja uma piada, ela tem utilidade: fazer rir. Ou seja, ele tem que cumprir com aquilo que seu website propõe.
Ele tem que ser claro. Como assim? Tem de exibir e transmitir as informações de forma que o público alvo entenda. Já imaginou se começassemos a escrever aqui utilizando gírias e termos da área de moda, eu mesmo não iria entender muita coisa. Quanto a ser completo, não significa que precise ser uma enciclopédia. Este artiguinho mesmo não diz tudo sobre o assunto, mas diz o suficiente para exibirmos aquilo que planejamos.
Unicidade. Sem isso seu conteúdo pode ainda fazer muito sucesso, mas quanto mais único for o conteúdo exibido, melhor. Ou seja, você tem de ser criativo. Lembrando que o conteúdo em si não precisa ser uma revolução no mundo, pode ser uma coisinha à toa, ou mesmo uma releitura de algo exposto de uma forma distinta.

A otimização para sistemas de busca

A otimização para sistemas de busca se trata de estruturar o conteúdo de seu website para que o conteúdo de cada uma das páginas de seu site sejam melhor indexadas.
Cada sistema de busca acaba tendo suas próprias regras, mas em linhas gerais, basta você utilizar as tags html para os propósitos exatos para os quais foram feitas.
Ou seja, se você utilizar uma tabela para organizar o layout da página, um bot de sistema de busca vai interpretar tudo como uma lista de dados mistos. O que normalmente leva o bot a ignorar a página. Além disso, para auxiliar, temos as meta tags e as propriedades definidas no schema.org. Que foram criadas e são aceitas pelos maiores sistemas de busca como bing, google e yahoo.
Não vamos ensinar agora como trabalhar com elas, mas já fique sabendo que elas existem e fazem uma grande diferença. Por exemplo, um pequeno website que montei tem 3500 páginas. Sem o uso do schema somente 1500 eram indexadas, ou seja, apareciam nos sistemas de busca. Após aplicar as propriedades, quase 3300 estão indexadas. Bem, agora vamos ao que de fato pretendia explicar. Por que não expliquei isso de uma vez? Porque enviar um site "invisível" para sistemas de buscas não vai ajudar em praticamente nada, entende?

Como fazer para que um sistema de busca passe a exibir meu site em seus resultados?

Você precisa cadastrar seu website no sistema de busca. Ele não virá correndo atrás de você, quem faz isso é polícia e trombadinha. Existem centenas deles, a maioria é minúscula em relação aos maiores, mas existem e vão fazer diferença na quantia de visitas. Como fazer para cadastrar mais rapidamente? Bem, o cadastro nos maiores é manual mesmo. Google, Bing e Yahoo (Bing e Yahoo são uma coisa só). Agora nos demais, você pode utilizar ferramentas online pra isso.
O Legauss mesmo foi cadastrado utilizando dessas ferramentas. Pra ser mais preciso, estas duas: http://www.free-web-submission.co.uk/index1.html e http://www.datahosting.com.br/divulgador/.

O endereço para cadastro nos principais são estes daqui:
Google (http://www.google.tl/intl/pt-PT/add_url.html)
Bing/Yahoo (http://www.bing.com/docs/submit.aspx)
Note que não tem uma url para o Yahoo, que agora é parte do Bing.

Feito isso, os diversos sistemas de buscas vão varrer seu site ao longo do tempo para mapeá-lo e ir adicionando suas páginas ao índice de buscas deles. Porém, caso queria acelerar o processo e garantir que todas as páginas sejam varridas, você precisa gerar um sitemap.

Sitemaps

Um sitemap é um arquivo XML que mapeia todas as páginas do seu site. Por hora, vou deixá-los com uma ferramenta online que faz isso automaticamente, o XML-Sitemaps.com. Ele gera o sitemap gratuitamente para você desde que seu site não tenha mais que 500 páginas. No meu caso, o sitemap é gerado utilizando o Django. Coisa que vou explicar no meu próximo post.

O que fazer com o sitemap.xml que foi gerado? Você terá que enviá-lo para o sistema de busca. Isso é feito dentro das ferramentas para webmasters da Google e do Bing. Pode ser feito em outros sistemas, mas como são os maiores e mais populares, vou me ater a eles.

O seu cadastro nas ferramentas para webmaster e do seu site nelas não precisa de explicação aqui. É bem simples e eles fornecem uma ajuda bem extensa nesse quesito.

Google Webmaster Tools

Assim que você cadastrar seu site ele aparecerá numa lista como esta:

É só você clicar no link do site. Isso vai te levar a uma lista de ferramentas:

Ao clicar aí, você vai para outra página, e nela vai ter um grande botão vermelho para destruição do mundo escrito "ADICIONAR/TESTAR SITEMAP". É só clicar aí e enviar seu sitemap. Note que o seu sitemap deve estar hospedado em seu site. Após enviar, o sistema de Google vai receber os endereços e pode demorar para processá-los. Comigo já chegou a demorar mais de uma semana. Então seja paciente.

Bing Webmaster

Apesar do layout das páginas do Bing Webmaster ser diferente, a organização é quase a mesma e o processo também. Se cadastre na ferramenta, adicione seu site do mesmo jeito que no Google. Vai ter uma lista de sites aqui, como no Google, onde você vai clicar no site que quer gerenciar e é só procurar por um botão pra enviar o sitemap: "ENVIAR UM MAPA DO SITE". Bem, você clica nele e envia. Pronto! O Bing é mais lento para processar seu envio, comigo chegou a levar mais de um mês. Então envie logo, se quer bons resultados! ;)

Por hoje é só!
Na próxima explico como gerar sitemaps no Django. ;)




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