quinta-feira, 6 de maio de 2010

Médias aritmética e geométrica

Este é um resultado famoso e há uma quantidade enorme de demonstrações diferentes para este fato. Aqui apresento uma delas, talvez uma das mais simples.


Teorema (Desigualdade entre as médias aritmética e geométrica). Dados reais positivos , vale a seguinte desigualdade:




Antes, vamos provar um lema cujo teorema acima é consequência imeditada.

Lema. Sejam reais positivos. Se , então .

Prova. A prova é por indução. O caso é trivial. Suponha, então, . Sem perda de generalidade, podemos assumir e . Por exemplo, se existe algum diferente de 1, ele tem que ser maior ou menor que 1, se ele for maior que 1, deve existir algum outro menor do que 1 para ``contrabalancear'', já que o produto de todos eles é 1. Agora, agrupe o produto da seguinte forma:


Pela hipótese de indução, vale que . Resta mostrar que , pois assim,


Agora basta notar que


Mas isto é sempre satisfeito pois e .

O teorema agora segue triviamente, bastando tomar

para todo .

Até.




9 comentários:

Gabriel Martins disse...

Post legal
Essa desigualdade é boa de se saber xD

Thiago S. Mosqueiro disse...

Por que é importante de saber?

T disse...

Por incrível que pareça eu já usei isso numas contas que envolviam uma integral bem feia.

Thiago S. Mosqueiro disse...

Imagino que o meu conceito de 'integral feia' ainda esteja dentro do seu conceito de 'integral mais ou menos', poderia dar um exemplo mais específico? hehehe É que eu achei realmente curioso achar importante de saber, porque a desigualdade em si eu conhecia (e por isso eu preferia médias aritméticas a médias geométricas como crierio de notas pra disciplinas :D )

T disse...

Eis outra aplicação! hehe

Eu não lembro direito como era a integral, mas eu precisava encontrar um "sólido" no R^n cujo volume precisava ser maior que algum valor. Então essa desigualdade aparaceu.

Gabriel Martins disse...

Bom não sei se é bom pra você Yoko porque não sei se vc precisa disso como eu.
Mas em vários problemas de análise vc tenta limitar sua função ou sua série e essa desigualdade ajuda muito em vários casos.
Quando eu fiz análise I, muitos problemas que eram difíceis tinham soluções mto mais simples se vc usasse essa desigualdade =P

Thiago S. Mosqueiro disse...

ok, suficiente.

Anônimo disse...

tem uma demonstração mais simples num livro do elon de análise e no majorando(livro de ime/ita)

T disse...

Olá Anônimo! Vou procurar!