É preciso que você saiba um pouquinho de Teoria de Corpos para entender este texto. Antes de enunciar o teorema mencionado acima, precisamos de uma definição. Vamos assumir, daqui em diante, que todos os corpos mencionados têm característica 0, i.e., são extensões de .
Definição. Seja uma extensão finita e Galois de corpos e sejam todos os automorfismos de que fixam . Dado um elemento , definimos sua norma (sobre ) como
Por exemplo, suponha e . Os automorfismos de sobre são nada mais que a identidade e a conjugação . Então, dado um elemento , temos que .
Note que, neste caso, a norma de é um elemento de . Isto não é mera coincidência. Esta propriedade é um dos motivos pelo qual esta função é muito útil. Como a demonstração é bem simples, vou fazer logo abaixo.
Lema. Seja uma extensão finita e Galois de corpos e sejam todos os automorfismos de que fixam . Então, dado , temos que .
Demonstração. Os automorfismos são nada mais que os elementos do grupo de Galois . É um fato geral da Teoria de Grupos que, dado um grupo e um elemento , o mapa apenas permuta os elementos de . Logo, dado , temos que
onde é a permutação induzida por . Isto quer dizer que é fixado por todo automorfismo de sobre e, portanto (Teorema Fundamental), deve pertencer a .
Observação. Estou assumindo aqui que as extensões são Galois, tanto na definição quanto no lema. É importante ressaltar que a definição e o lema funcionam ainda pra qualquer extensão separável de corpos (neste caso, não consideramos mais os elementos do grupo de Galois, e sim as imersões de no fecho algébrico de ). No entanto, a demonstração não é tão curta quanto esta.
Ok, então o que diz, afinal, o Teorema 90 de Hilbert? Basicamente, este teorema caracteriza os elementos de norma 1 numa extensão cíclica (isto é, uma extensão Galois cujo grupo de Galois é cíclico).
Teorema 90 de Hilbert. Seja uma extensão finita cíclica e um gerador de . Seja . Então
Observe que a implicação é trivial. Não vou demonstrar este teorema aqui, mas você pode encontrar a demonstração em qualquer bom livro de Álgebra (e.g. Lang) que contenha Teoria de Galois. Isto é o bastante, vamos à aplicação inusitada.
Teorema. Os inteiros satisfazem a equação se, e somente se, existem inteiros e tais que é proporcional a .
Demonstração. Utilizaremos a extensão . O grupo de Galois tem dois elementos e é gerado pela conjugação . Seja
Como
temos que existe tal que . Tome tal que , digamos , com . Então
Ou seja, e e, portanto, é proporcional a .
Por hoje é só. Até.
3 comentários:
Muito legal o post. Pena que teoreia de Galois não matou o último teorema de Fermat também xD
Não matou sozinha, mas com certeza foi bastante utilizada pra isso. :b
muito legal, não conhecia essa aplicação, vai para a lista de exercícios!
Postar um comentário