domingo, 18 de janeiro de 2009

Um tutorial para instalar e começar a usar o LaTeX

Algumas pessoas já me perdiram isso, então vou fazer um post bem básico baseado num tutorial em inglês cujo link disponibilizo no final do post, caso alguém queira. O Thiago já fez um post muito interessante sobre o LyX, vale a pena testar esse programa também, ele é fantástico (quem for usá-lo, leia a documentação, é completíssima). Sem mais delongas, vamos lá!

Nota inicial

Os programas que vou apresentar aqui são os dois mais importantes para você começar a produzir seus trabalhos em LaTeX. Devem ser baixados e instalados na ordem apresentada. Lembrando que este tutorial se aplica aos usuários de Windows. Quem usar Linux e estiver com alguma dúvida, deixe um comentário. É possível que algum de nós faça um tutorial para Linux futuramente.


Este é um tutorial da forma just-do-it, isto é, não vou explicar o que são as coisas e pra que servem. Para um entendimento mais profundo, baixe a apostila do Thiago ou pesquise no Google.

MiKTeX

1. Entre em http://miktex.org/2.7/setup para abrir a página de download do MiKTeX.
2. Desça a página até encontrar o botão para download do "Basic MiKTeX 2.7" installer (observe que o arquivo tem mais de 80 MB) e clique para baixar.
3. Após baixado o arquivo, vá até a pasta onde você o salvou e abra-o. Quando o programa perguntar em que diretório irá instalar os arquivos, se o seu Windows estiver em português, ponha: C:\Arquivos de programas\MiKTeX 2.7. A instalação também perguntará sobre o seu tamanho de papel preferido ("preferred paper size"). Coloque A4 caso tenha dúvidas. Quando perguntado "Download packages on the fly", coloque "Ask me first".

Após seguir esses passos, o MiKTeX já deverá estar instalado em seu computador.

TeXnicCenter

1. Entre em http://www.texniccenter.org/resources/required-components/29 para abrir a página de downloads do TeXnicCenter.
2. Clique em TeXnicCenter installer.
3. Baixe o seguinte arquivo: TXCSetup_1StableRC1.exe.
4. Agora clique e instale. Recomendo que deixe as opções padrão.
5. Agora você precisará abrir o programa. Caso tenha deixado as opções padrão, deverá ter um ícone na sua área de trabalho com o nome TeXnicCenter.
6. Quando o programa iniciar, irá aparecer uma janela com dicas (Tips window), feche-a e o programa dará inicio ao próximo passo: configuração.
7. Quando perguntado os diretórios onde estão os executáveis ("full path of the directory where the executables"), digite C:\Arquivos de programas\MiKTeX 2.7\miktex\bin.
8. Se o configurador o perguntar sobre um PostScript viewer e/ou DVI viewer apenas deixe em branco e clique em Next.

Agora o TeXnicCenter deverá estar configurado corretamente.

Continuação

Bom, se você chegou até aqui, deve estar querendo escrever seu primeiro documento . Para criar o seu primeiro documento LaTeX, comece abrindo um novo arquivo (new file) no TeXnicCenter. Para isso, clique em File (no canto superior direito), depois em New. Um documento em branco deverá aabrir. Digite as seguintes linhas (ou as copie e cole):
\documentclass{article}
\begin{document}
Hello, world!
\end{document}
Salve o documento (pressione Ctrl-S ou clique em File, depois Save) como 'Hello' (não inclua as aspas) numa pasta de sua preferência. O arquivo aparecerá na sua pasta como 'Hello.tex'. Nós iremos chamá-lo de arquivo fonte. Para criar um arquivo LaTeX finalizado, nós precisamos compilar o arquivo fonte. Primeiro, tenha certeza que na barra próxima ao topo da janela do TeXnicCenter esteja escrito "LaTeX => PDF"; se não, mude. Depois compile o arquivo fazendo o seguinte:

Selecione "Build" -> "Current File" -> "Build".

Ou

Pressione Ctrl-F7.

Se o seu código não contiver erros, ele terá compilado corretamente. Para ver seu arquivo finalizado,

Selecione "Build -> "View Output".

Ou

Pressione F5.

Daqui pra frente, é aprender fazendo. Sugiro que leia a apostila do Thiago que pode ser encontrada neste mesmo blog. Caso alguma dúvida tenha permanecido, comente ou pergunte no grupo.

Até.

Link do tutorial original:

http://www.mathlinks.ro/Wiki/index.php?title=LaTeX&sid=9edb3a10b2456f050d1fd1c2069346ab




2 comentários:

Anônimo disse...

Vlw pelo post tava precisando muuuuito!!
XD

abs

negi disse...

muito esclarecedor.estava presisando.obrigado pelo serviço