sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O teorema do Fecho-Complemento de Kuratowski

Olá galerinha do LeGauss!

Vou postar hoje a demonstração de um teorema muito interessante e que só exige um pouquinho de topologia e menos ainda de álgebra para entender. =P

O teorema é o seguinte:

Seja um espaço topológico e . É possível obter no máximo conjuntos diferentes tomando fechos e complementos de . Além disso existe um espaço topológico onde esse limite é atingido.

Para a prova vamos considerar o fecho e o complemento como operadores agindo no conjunto de subconjuntos de . Vamo denotá-los por


Repare (ou verifique) que podemos escrever o interior de utilizando essa notação. (o interior polui o ar? \piadaruimmode on).

É fácil ver também que o conjunto de todos os operadores gerados por e com a operação de composição é um monoide, pois a composição é uma operação associativa e a identidade (o operador identidade) está nesse conjunto pois , chamaremos esse monoide de e costumamos chamá-lo de monoide de Kuratowski.

É possível induzir uma ordem parcial nesse monoide. Dizemos para que , se para todo temos . Além disso chamamos um operador de isotônico se (note que o operador fecho é isotônico).

Depois dessas ideias vamos agora à demonstração de verdade.

Demonstração:

Como e , os elementos em são da forma

e

Isso é, eles não vão ter nenhum fator nem com potência maior que , pelas relações que mencionei, além disso eles se encaixam em um dos quatro grupos, começa em e termina em , começa em e termina em , etc.

Queremos mostrar que e isso nos dará o limite superior de , pois os operadores restantes serão


Note que , pois é o interior de . Como é isotônico, segue que . Para a desigualdade contrária repare que , pois é o interior de . Logo . Mas então temos e . Isso prova que . Como queríamos.

Para terminar a prova basta mostrar um conjunto num espaço topológico tal que todos aqueles operadores geram conjuntos distintos quando agem sobre ele. Nesse caso o conjunto


Em com a topologia usual, funciona.

Bizarro não? Esse teorema deixou muita gente pensativa a respeito do porquê desse número aparentemente aleatório. Muita coisa foi feita em direção a saber quando espaços topológicos possuem um conjunto que realiza esse número, etc.
O artigo que coloco aqui embaixo (que foi de onde eu tirei a demonstração) fala sobre muitas coisas mesmo a respeito desse problema.

É isso espero que tenham curtido!
Até

Referências:

B. Gardner, M. Jackson - Kuratowski Closure-Complement Theorem





5 comentários:

Anônimo disse...

Ficou muito bom esse Gabriel, muito bom mesmo. E vc postou quase que imediatamente. Confesso que estou impressionado com a rapidez. ;D

Gabriel Martins disse...

Aqui no LeGauss colocamos eficiência em primeiro lugar! uhauhauh
=P

Danilo Barros disse...

Muito bom mesmo, Gabriel, com exceção da piada, é claro :P !

Essa observação de que os caras f e g com a composição formam um monoide é bem interessante, fiquei curioso para tentar ler as outras milhares de coisas que tem no artigo ai...

T disse...

Muito legal! A demonstração é meio "feia", no sentido de que vc tem que listar os operadores e ficar brincando com os cloro-fluor-carbonos, mas a ideia do começo é muito boa. Sem contar que o resultado é incrível.

Agora, não tive a coragem de testar aquele conjunto, mas acredito que seja verdade.

Gabriel Martins disse...

Não achei nem um pouco feia mas entendo quem achou hehe. Mas a ideia irada é a relação de ordem que ele induz no monoide, isso que mata o problema e que não é tão trivial de se pensar, mas que permite que a gente faça as contas como se eles fossem números sem se preocupar muito.